quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Forças da Natureza


Desde que o ser humano se entende por "homem" procura dominar a natureza, desfrutá-la a seu bel-prazer, submetê-la a caprichos racionais -- hoje em dia cientificamente pensados. Claro, estratégia de sobrevivência, afinal, temos que perdurar a espécie por séculos guela abaixo do mundo.

O que antes se explicava com mitos e com magia hoje se explica com ciência e tecnologia. Se os antigos davam uma atribuição divina aos eventos naturais, hoje nossos pares necessitam de uma explicação científica. Insaciável em sua sede de conhecimento, porquês e nuntrindo profundo amor por seus sistemas, o homem vem talhando aos poucos a face de sua própria destruição. Ainda que o termo da moda seja "desenvolvimento sustentável" vemos a selvageria do homem brutalmente racional e econômico. O desenvolvimento só será sustentável se der lucro, oras! E que se exploda quem não conseguir acompanhar! O sistema dá oportunidade de todos conseguirem um lugar ao sol (não esqueçam do protetor solar... Radiação ultravioleta, camada de ozônio, pode ser perigoso...).

Enfim, volta e meia vemos a rebeldia da "dominada" natureza, sua força adormecida eclodindo com uma energia impiedosa. Enchentes, secas, vulcões, tremores de terra, ... , 2 +2 = 5, assim por diante. O ser humano ainda não não caiu na "real", tem a arrogância de se auto declamar detentor do conhecimento racional e dominador das forças selvagens. Em prol de uma humanidade mais desenvolvida. Impressionante, não?! Quem manda aqui, hein?

Bom, eu vou ali pegar um exemplar de "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" do Darwin. Parece interessante.

4 comentários:

  1. Olgária Chain Feres Matos em T. W. Adorno: notas biográficas.

    Porque o homem tem medo das alturas celestiais
    e dos abismos do inferno,
    do lado esquerdo agourento e do espaço infinito,
    do para sempre e do nunca mais;
    mas também do escuro e da loucura,
    dos inimigos e da traição,
    da censura e da tortura;
    porque se teme o Mal da natureza
    e "o que o homem faz ao homen".
    (...)
    Porque a natureza é ameaçadora
    quando não controlada,
    poque o presente é contigente
    e o futuro incerto,
    mito e razão respondem a essa necessidade
    de vencer a angústia,
    protegendo a auto-conservação:
    "do medo o homem presume estar livre
    quando não houver mais nada de desconhecido"

    ResponderExcluir
  2. Ops deletei minha primeira desconstrução sem querer affs... Mas reitero minha visão favorável ao protesto contido no post...
    Mas que essa menina está a mil...
    (agora já esqueci o que escrevi primeiro hahahaha)

    ResponderExcluir
  3. Alguma coisa aprendida com professor de filosofia do direito..Cataclisma...

    ResponderExcluir
  4. Caríssimos,
    Quem me conhece sabe o quanto me revolto com esse tal de capitalismo, esse tal de empreendedorismo, esse tal de homem ganancioso,esse tal de falso desenvolvimento sustentável que não passa de fachada para um discurso bonito e que nada mais é do que uma ideia que vende uma boa imagem. Querem saber, a revolta da natureza nada mais é do que sua resposta a nossa ação predadora e é "bem feito" para o homem passar por essas tragédias,porque tudo foi provocado por ele mesmo. Como disse meu caro Wesley numa conversa outrora: " O homem não é da terra, é um alienígena jogado aqui por algum parente extra-terrestre que quis se ver liver dele, porque é o único animal que destrói o meio em que vive".

    ResponderExcluir

Desconstrua!