quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Forças da Natureza


Desde que o ser humano se entende por "homem" procura dominar a natureza, desfrutá-la a seu bel-prazer, submetê-la a caprichos racionais -- hoje em dia cientificamente pensados. Claro, estratégia de sobrevivência, afinal, temos que perdurar a espécie por séculos guela abaixo do mundo.

O que antes se explicava com mitos e com magia hoje se explica com ciência e tecnologia. Se os antigos davam uma atribuição divina aos eventos naturais, hoje nossos pares necessitam de uma explicação científica. Insaciável em sua sede de conhecimento, porquês e nuntrindo profundo amor por seus sistemas, o homem vem talhando aos poucos a face de sua própria destruição. Ainda que o termo da moda seja "desenvolvimento sustentável" vemos a selvageria do homem brutalmente racional e econômico. O desenvolvimento só será sustentável se der lucro, oras! E que se exploda quem não conseguir acompanhar! O sistema dá oportunidade de todos conseguirem um lugar ao sol (não esqueçam do protetor solar... Radiação ultravioleta, camada de ozônio, pode ser perigoso...).

Enfim, volta e meia vemos a rebeldia da "dominada" natureza, sua força adormecida eclodindo com uma energia impiedosa. Enchentes, secas, vulcões, tremores de terra, ... , 2 +2 = 5, assim por diante. O ser humano ainda não não caiu na "real", tem a arrogância de se auto declamar detentor do conhecimento racional e dominador das forças selvagens. Em prol de uma humanidade mais desenvolvida. Impressionante, não?! Quem manda aqui, hein?

Bom, eu vou ali pegar um exemplar de "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" do Darwin. Parece interessante.