sábado, 17 de outubro de 2009

Crônicas de um alienado

Acordei. Mais um dia pela frente. Ligo a TV, “morre fulano de tal, uma favela do rio foi invadida e morreram tantas pessoas (...)”. Vou para o trabalho e trabalho duro mesmo, pois faço até hora extra! Às vezes tenho a impressão de que trabalho mais do que recebo. Aí vem a moça do sindicato e me fala de um tal de Marx com uma tal de “mais valia” e eu nem sei o que é isso. Logo vem meu patrão e me fala: - Esse sindicato não presta tome cuidado pois eles não se importam com o seu emprego, só querem ganhar “um por fora”. Após vou à faculdade, pois me disseram que se um dia eu trabalhar muito vou conseguir “chegar lá”, e nessa perspectiva vou levando dia após dia, sem me interessar pelos assuntos relevantes, afinal de contas a novela e o BBB são mais importantes. Chega o sábado. Acordo cedo porque “Deus ajuda quem cedo madruga”, e já na primeira hora começo a trabalhar, pois o trabalho “enobrece o Homem” e vou seguindo. As vezes me questiono “Por que uns têm tanto e uns têm tão pouco?” mas já vem alguém e me diz: - “Cara! Não fala isso não. Eles ralaram muito para chegar lá, a gente é que não trabalhou o suficiente”. Quando termino o trabalho ligo a TV e está passando o jornal. “Morrem dezenas de pessoas (...), o crime organizado está cada vez se armando mais e (...)” paro para tomar um café, afinal ninguém é de ferro. Volto para assistir ao jornal. ”(...) mas o político construiu um castelo e a CPI deve ser instaurada!” fico com medo até de sair de casa. Assisto novela e depois algum programa humorístico, então vou dormir. Estou tão acostumado a não jantar que me esqueço de fazê-lo. Chega o domingo. Acordo bem cedo pois é dia de fórmula 1, depois assisto ao domingão e ... domingo é tão parado que fico sem fazer nada até a hora do Fantástico. Chega a segunda. É mais um dia pela frente. Ligo a TV...

3 comentários:

  1. Infelizmente, esse é o cotidiano da maioria das pessoas hoje em dia. Escravas da tv, do consumo e do trabalho, não pensam, não vivem, não criticam... Alienam-se, acomodam-se, acostumam-se com a vida ordinária de sempre e se contetam apenas com "pão e circo"!

    ResponderExcluir
  2. Pois bem, isso é tão comum que as pessoas aceitam, sem pensar que poderia ser de outra forma; aliás, não aceitam ou deixam de aceitar, pois isso é o normal. E quando pensam, logo são repreendidas por outras pessoas, como o mesmo espírito de rebanho. E a sociedade do espetáculo continua, mesmo figurantes, mesmo ganhadores, mesmo perdedores... É o mundo dos anões, dos produtores fordistas e não-pensantes. Alienar-se é melhor, menos sofrido, dá menos trabalho, afinal, já trabalhamos demais.

    ResponderExcluir
  3. Essa é a história do cavalo Sansão na Granja do Solar...
    A culpa é do conformismo. Mas quem é esse cara?
    Leia a "Revolução dos bichos - Um conto de fadas"

    ResponderExcluir

Desconstrua!